O que é trabalhado?

O Colégio Prosseguir tem como objetivo proporcionar condições para o crescimento integral da criança, colocando-as no centro do processo de aprendizagem.

Em relação ao processo de desenvolvimento priorizamos o respeito, a construção de uma autoimagem positiva, a busca de novos conhecimentos, em um processo lúdico que dá vazão ao espírito investigador e questionador.

Na Educação Infantil, os direitos de aprendizagem e desenvolvimento devem ser assegurados, principalmente, nos seguintes campos de experiência:

O eu, o outro e nós
É na interação com o outro que as crianças vão constituindo uma maneira própria de agir, sentir e pensar. Vão descobrindo que existem outros modos de vida, pessoas diferentes, com outros pontos de vista. Conforme vivem, suas primeiras experiências sociais (família, instituição escolar, comunidade), constroem percepções e questionamentos sobre si e sobre os outros, diferenciando-se e, simultaneamente, identificando-se como seres individuais e sociais. Nesse momento, é importante desenvolver regras de convivência e atitudes de respeito, solidariedade e outros valores, como a responsabilidade e liberdade.
Corpo, gestos e movimentos
Com o corpo, por meio dos sentidos, gestos e movimentos, as crianças exploram o mundo, o espaço e os objetos que as rodeiam. Além disso, estabelecem relações, expressam-se, brincam e produzem conhecimentos sobre si, sobre o outro, sobre o universo social e cultural. Por meio das diferentes linguagens, como a música, a dança, o teatro, as brincadeiras de faz de conta, elas comunicam-se e expressam-se, demonstrando emoções, sentimentos e pensamentos. Uma preocupação constante, nessa fase, é a conquista gradativa da independência na realização das tarefas, o conhecimento e a segurança de saber o que pode ou o que deve ser feito, sem receio de críticas e cobranças exageradas.
Traços, sons, cores e formas
Possibilitar experiências nas diversas formas de expressão e linguagens, como as artes visuais (pintura, modelagem, colagem, desenho etc.), a música, o teatro, a dança, entre outras, são essenciais para a formação plena da criança. Com base nessas experiências, elas se expressam por várias linguagens, criando suas próprias produções e ampliando seu conhecimento de mundo. O nosso desafio é favorecer, por meio de brincadeiras e jogos próprios para cada faixa etária, o desenvolvimento da sensibilidade, da criatividade, da expressão pessoal, da ampliação de repertórios e a interpretação de suas experiências e vivências.
Escuta, fala, pensamento e imaginação
Progressivamente, as crianças vão ampliando e enriquecendo o seu vocabulário e os demais recursos de expressão e de compreensão, apropriando-se da língua materna que torna-se, pouco a pouco, seu meio privilegiado de interação. É importante promover experiências nas quais as crianças possam falar, ouvir, escutar histórias, participar de conversas e de produções de textos, individualmente ou em grupo. As experiências com histórias, contos, fábulas, poemas, cordéis etc., contribuem para o desenvolvimento do gosto pela leitura, do estímulo à imaginação e da ampliação do conhecimento de mundo. Nesse convívio com textos escritos, as crianças vão construindo hipóteses sobre a escrita que revelam-se, inicialmente, em rabiscos e garatujas. À medida que conhecem as letras, em escritas espontâneas, vão, gradativamente, compreendendo o sistema da escrita convencional e sua diversas funções.
Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações
É fundamental propor atividades que estimulem as crianças a refletirem, fazerem descobertas, buscarem soluções para situações-problema, auxiliando no desenvolvimento de seu raciocínio lógico. Elas procuram se situar em diversos espaços (rua, bairro, cidade etc.), tempos (dia e noite, hoje, ontem e amanhã etc.). Além disso, demonstram curiosidade sobre o mundo físico (seu próprio corpo, fenômenos atmosféricos, animais, plantas, transformações da natureza etc.), o sociocultural (relações de parentesco, como vivem, em que trabalham, quais as tradições e costumes, diversidade etc.). Ainda, deparam-se com conhecimentos matemáticos (contagem, ordenação, classificação, medidas, comparação, pesos, comprimentos, formas geométricas, numerais etc.) que aguçam sua curiosidade. O aprofundamento dos conceitos devem promover experiências nas quais as crianças possam: fazer observações; manipular objetos; investigar e explorar seu entorno; levantar hipóteses e consultar fontes de informação, para buscar respostas às suas curiosidades e indagações.

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