Cópia de Cópia de Cópia de Culinária (12)

Uma escola infantil de boa qualidade vai além dos conteúdos tradicionais, pois, abordam temas que atravessam a realidade das crianças, auxiliando a lidarem com seus sentimentos, emoções e pensamentos de maneira saudável.

A educação é elemento básico para a construção de uma sociedade mais justa e humana, educar uma criança envolve uma série de ações, no contexto de transformações é essencial abordamos a educação socioemocional, pois ela é uma ferramenta para aprimorar a relação dos pequenos.

A inteligência emocional e a gestão das emoções,  são habilidades que desenvolvemos para lidar com nossos sentimentos de maneira saudável, por meio de brincadeiras, leituras, vídeos, musicas que desafiam as crianças aprenderem sobre empatia, autogestão, autonomia, compreendem com mais facilidade o que o outro está sentindo e pensando, aprendem sobre os sentimentos, motivos de estar feliz, triste, cansado e irritado entre outras competências socioemocionais.

Ao trabalhar habilidades como empatia, autogestão, autonomia e sociabilidade, fortalecemos técnicas de comunicação não-violenta, desta forma, as crianças aprendem formas de dialogar com o próximo com respeito e usufruirão do autoconhecimento que foi lapidado durante o seu crescimento.

Diante da importância dessas competências para o desenvolvimento das crianças, o Ministério da Educação (MEC), por meio da  BNCC instruiu que as escolas utilizem a educação socioemocional no dia a dia do ensino infantil.

No futuro, tais competências se tornarão essenciais para lidar com os conflitos profissionais e familiares.

Cópia de Cópia de Cópia de Culinária (10)
Aprender um segundo idioma é algo fundamental para as novas gerações e suas conquistas acadêmicas, pessoais e profissionais do futuro.

Despertar o interesse de aprendizado na infância com novos sons e palavras é um verdadeiro exercício para o cérebro, pois amplia a conexão entre os neurônios. Assim, aprimora o raciocínio lógico, a concentração e a memória.

Estimular as crianças a usarem palavras em inglês, com músicas, leituras, vídeos, áudios, em atividades rotineiras é um dos nossos objetivos. A pronúncia correta das palavras virá com o tempo, o importante é treinar os ouvidos com sons diferentes e com atividades bem divertidas, para despertar seu interesse.
Movimento (1)

Na Educação Infantil, as aprendizagens essenciais compreendem tanto comportamentos, habilidades e conhecimentos quanto vivências, que promovem o desenvolvimento nos diversos campos de experiências, sempre tomando as interações e a brincadeira como eixos estruturantes.

Essas aprendizagens , portanto, constituem-se como objetivos de aprendizagem e desenvolvimento.

As crianças pequenas amam movimentar-se, demonstram seus estados afetivos com o corpo inteiro: se estão alegres, naturalmente pulam, correm e brincam. Sua expressão corporal é reveladora, em relação ao que sentem.

Toda criança busca experiências e organiza-se a partir do seu próprio corpo. O trabalho desenvolvido em relação a linguagem corporal, movimento e esquema corporal precisa prever os jogos educativos, a recreação e as atividades lúdicas; considerar os seus níveis de maturação biológica; interesses da criança; e estimular suas funções motoras, perceptivas, afetivas e sócio-motoras.

Com o objetivo de ampliar as possibilidades de movimento, oferecemos atividades que propiciam a exploração de diferentes situações envolvendo, força, velocidade, resistência e flexibilidade, levando a criança a tomada de consciência e ao conhecimento gradativo dos limites e das potencialidades do seu corpo. Controlando e aperfeiçoando os movimentos durante os jogos, as atividades de dança, as brincadeiras e as demais situações.

Uma vez dirigida corretamente, essas atividades proporcionarão a aprendizagem das crianças e a conservação da saúde física, mental e o equilíbrio sócio afetivo.

Cópia de Cópia de Cópia de Culinária (11)

Nossas atividades com a utilização de diferentes gêneros musicais, diversos materiais sonoros, além da voz e da interação do corpo, proporcionam às crianças experiências nas quais elas possam vivenciar atividades prazerosas e desafiantes.

Permitindo, dessa forma, a livre expressão, o resgate da sensibilidade, a criatividade, a troca de ideias, o reconhecimento de sensações e sentimentos, o conhecer melhor a si mesma, o senso rítmico, a afetividade, a imaginação, a memória, a concentração, a atenção. Assim, desenvolvendo a noção corporal e favorecendo a comunicação.

Cópia de Cópia de Cópia de Culinária (13)

Durante as atividades de culinária, as crianças têm contato com diversos ingredientes, sentem, tocam, experimentam e cheiram.

Adquirem noções de quantidade e medidas, aprendem sobre outras culturas, desperdício e alimentação saudável. Além disso, enriquecem o vocabulário, aperfeiçoam as habilidades sociais, de organização e de trabalho em equipe.

Interessado em saber mais sobre Colégio Prosseguir?

O que dizem as famílias