A grama do vizinho é mais verde!

             Quem nunca ouviu essa frase? Quem nunca se pegou fazendo essa comparação, mesmo que indiretamente?

             Antes, tínhamos só o vizinho da direita e o da esquerda para comparamos.

             Hoje, temos bilhões de vizinhos virtuais nas redes sociais! É muita grama para comparar, não é?

Parece que o filho do vizinho é mais educado e mais estudioso, o filho da minha irmã não faz birra e nem xixi na cama, o filho da minha amiga é muito mais obediente e inteligente. Sem falar na grama da escola onde tem a criança que aprendeu a ler precocemente, adolescente que passou no ENEM de primeira, o campeão das olimpíadas de matemática e o que só tira notão sem ninguém mandar estudar!

                  Nas redes sociais, vemos crianças comendo salada e o nosso só quer macarrão, a que dorme a noite toda no seu próprio quarto, que deixou de usar fralda cedo, a que obedece ao tempo limitado pelos pais no videogame e por aí vai! Não tem um limite de idade para evitarmos a comparação.

                     Mas será que a grama do vizinho é realmente mais verde? Você já parou para se perguntar por que acha a vida do outro tão mais fácil ou melhor que a sua? Por que acha o filho do outro tão melhor que o seu?

                    Entenda que tudo é uma questão de percepção. Muitas vezes o que estamos vendo é só um recorte solto, uma foto com um filtro que nos impede de vermos a realidade. Aliás, filtro é que não falta nas redes sociais, não é mesmo? As pessoas mostram apenas o lado positivo de suas vidas e não sabemos o que há por trás daquilo tudo.

                    Não existe vida perfeita, não existe filho perfeito e nem família perfeita! A “Família Doriana” é só no palco e, que na maioria das vezes, vemos de longe. Mas você já viu ou ouviu sobre os bastidores? Lá você pode encontrar medo, insegurança, complexo, problemas de relacionamento e muitos outros que não estão aparentes.

                     E se você é mãe de um bebê, de uma criança ou de um adolescente, sabe muito bem do caos por trás das câmeras do dia a dia, não é mesmo? Isso é uma vida normal!

                   O que eu quero te dizer hoje, é que está tudo bem com você, com seu filho, na sua casa e na sua família! Em primeiro lugar, seja grato por tudo o que você tem e, em segundo lugar, não permita que você, nem seus filhos vivam sobre pautas de comparações.

                    Quando olhamos para a grama do outro, acabamos ficando ansiosos, frustrados, decepcionados, além de deixarmos de valorizar o que temos de mais precioso: nossa família. Deixamos de ver o nosso jardim florescer com toda a beleza e a singularidade da nossa grama.

                   Portanto, cuide do seu gramado. Regue todos os dias com amor, dedicação, afeto, tempo de qualidade, carinho, palavras encorajadoras, validação, diálogo e tudo de melhor que esteja ao seu alcance, sabendo que não há perfeição. Apare o desânimo, a comparação, o perfeccionismo, a inveja, a impaciência, o mau humor, a irritabilidade até onde for o seu limite, pois todos os gramados possuem imperfeições!

                  Lembre-se: Cada família é única e especial! Curta seu filho do jeitinho que ele é! Curta sua família com todos os quesitos a serem trabalhados e melhorados! Tudo tem o seu tempo e seu lugar!

                  Eu até admito dizer que a grama do vizinho é mais verde que a minha, mas você quer saber o motivo? Aqui em casa tem muito mais brincadeira no quintal

Josi Pelajo

Instagram –  @conectando.paiseadoleacentes

Facebook –  @coachjosipelajo


Leave a comment